Como atrair jovens para a Igreja? (Parte 1)

Artigo do nosso pregador Moisés Rocha para “O meu lugar é o céu 3″, esse artigo vai ser dividido em dois post, confira a primeira parte logo abaixo e link para a segunda parte no final desse post.

A todos uma boa leitura.

Daí-me almas e ficai com o resto, o que importa é uma juventude santa ! ( Dom Bosco)

Moisés Rocha

Moisés Rocha

Hoje, o sentimento que eu tenho é de que os jovens da Igreja Católica estão precisando de referências. O jovem tem esse “lance” pelo novo. São missas carismáticas, show na cidade, padre novo que chegou, Cristoteca, o que é novo atrai o jovem e serve como referência e isca. Eles precisam que os pregadores falem a verdade, que os padres falem a verdade, que a liderança jovem cobre deles algo, porque o jovem é oito ou oitenta, se cobrar bem cobrado eles dão tudo, mas se ficar tentando levar em “banho Maria” como se diz aqui em MG, passando a mão na cabeça, achando que vai espantá-los impondo algo, agente não consegue muito êxito. Então, o que é preciso para eles conseguirem uma conversão verdadeira? Eu sinto dizer que precisa de uma referência que valha a pena!!! Quando o Dunga lançou no Brasil o PHN, todo mundo começou a olhar para ele e dizer: “Eu quero ser santo! Eu olho para ele e vejo que é possível!”. Eles precisam olhar para o Moisés, para os lideres, os coordenadores, os músicos, etc e a alma deles arder de vontade de ficar colado neles, querer ser santos e ver que existe uma referência e que é isso que a alma deles almejava. Sem isso é difícil.

Como a Igreja poderia contribuir para isso? Eu, para falar a verdade, sei que tem gente achando que liberando algumas coisas ou tentando fazer coisas atrativas com a cara do mundo, ou parecido com o mundo, conseguem “puxar” mais jovens para a Igreja. Eu não concordo! Sejam boates, Cristoteca, lual, até porque é disso que o jovem gosta, mas assim o fruto é muito pequeno, porque se eles quisessem isso, não tem porque vir fazer isso na igreja, é melhor ficar lá fora mesmo. Eles querem encontrar na Igreja algo diferente do que o mundo oferece. . Você não escuta quase nenhum testemunho de gente que acha que valeu a pena fazer uma balada cristã, porque mudou a vida de tantos jovens. Então a Igreja pode contribuir como? Ensinando mais aos jovens aquilo que ela tem, os seus mistérios, a sua liturgia, a força do evangelho, pregações fortes, exemplo dos santos, porque o jovem também tem sede de adoração ao Santíssimo, também tem sede de uma boa missa com uma boa homilia, então não é tentando fazer o jogo do mundo que a gente vai atrair os jovens, é tentando mostrar aquilo que temos de diferente, porque se é o novo, o diferente que os atrai, eles precisam saber que o que temos para oferecer dentro da igreja é melhor que o que está no mundo, e infelizmente os jovens não sabem o que tem na Igreja e quando sabem, eles começam a amar e começam a experimentar.

Pregando no Hallel de Brasília ano passado, a energia elétrica acabou, então ficamos sem som. No meio daquela “barulhada” continuei a pregação no “gogó”, foi gritando e correndo em meio aquela tenda com mais de 1.000 jovens. Daí, só na voz e foi chegando gente, chegando gente e aquele espaço ficou cheio de jovens e quase dobou, mas não tinha microfone, não tinha música, não tinha nada. Eu estava falando sobre castidade, ser santo no namoro, não faltar à missa de domingo, rezar o terço todos os dias, jejuar. Eu estava falando de ser católico verdadeiro e aquela juventude se sentiu atraída por isso. Deixou o show de rock que estava tendo no palco principal e foi até uma tenda gigante onde tinha um gordinho chamado Moisés gritando para que a juventude amasse a igreja, e não coube de tanto jovens, que choravam, aplaudiam, etc….O jovem tem sede de santidade, de referência, Agente prega para jovens, fala tudo que tem que falar, denuncia pecado, roupa, musica, programas, coisas da internet, comportamentos, posturas, castidades, etc, e eles batem palmas, ficam apaixonados com a agente, tiram foto e compram as palestras para levar, e até os doidões dizem: Você é legal Cara, gostei de você !!! rsrsrsrs

Esta foi a primeira parte do artigo do Moisés Rocha para vê a segunda parte click aqui e uma boa leitura.

Como atrair jovens para a igreja?(Parte 2)

About these ads

One thought on “Como atrair jovens para a Igreja? (Parte 1)

  1. Pingback: Como atrair jovens para a Igreja? (parte2) « O meu lugar e o céu 3

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s